Carlos Gerbase

Nascido em Porto Alegre, onde sempre morou, é escritor, roteirista e diretor cinematográfico, além de professor universitário.

Fundou a Invideo Produções Cinematográficas em 1984, ao lado de Luciana Tomasi. Em 1987, fundou a Casa de Cinema de Porto Alegre e foi seu sócio até 2011. Em outubro de 2011, criou a produtora Prana Filmes, da qual é sócio-diretor ao lado de Luciana Tomasi.

Gerbase formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), tem doutorado em Comunicação Social também pela PUCRS (2003) e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris V (2010). Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Começou sua carreira cinematográfica no final da década de 70, quando filmou em bitola super-8 o longa-metragem “Inverno” (1983), vencedor do Festival de Gramado em sua categoria.

Seguiram-se diversos trabalhos em 35 mm, como o longa “Verdes Anos” (1984) e o curta “Deus Ex-Machina”(1996), vencedor de 11 prêmios em Gramado e de uma menção honrosa no Festival de Clermont-Ferrand, na França.

Mais recentemente, escreveu e dirigiu os longas de ficção “Tolerância” (2000), “Sal de Prata” (2005), “3 Efes” (2007), “Menos que Nada” (2012) e “Bio” (2018), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009).

Na televisão, escreveu diversos roteiros para a Rede Globo, com destaque para as minisséries “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha” e “Luna Caliente”. Roteirizou e dirigiu programas para a Globo (como o curta “O Comprador de Fazendas”, para a série “Brava Gente”) e para a RBS-TV (“O Amante Amador” e “Faustina”, para a série “Contos de inverno”).

Como escritor, tem cinco trabalhos de ficção (dois volumes de contos, dois romances e uma coletânea de crônicas) e três obras de ensaios na área do cinema.

A partir de 2013, participou ativamente do Projeto Primeiro Filme, ministrando oficinas de capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio, tendo como base seu livro didático “Primeiro Filme: Descobrindo, Fazendo, Pensando”.

No segundo semestre de 2014, foi curador da exposição “Moacyr Scliar, O Centauro do Bom Fim”, que levou mais de 100 mil visitantes ao Santander Cultural, em Porto Alegre, e foi destacada pela imprensa como um dos principais acontecimentos culturais do ano.

Entre 1983 e 2002, também foi membro – como baterista e depois vocalista – da icônica banda de rock gaúcha Os Replicantes, com a qual lançou cinco discos no período.

Créditos da imagem: Davi Campana

Compartilhar

Mais Notícias

Buzzy Brazilian Sci-Fi Thriller ‘The Pink Cloud’ Brought to Market by MPM Premium at Ventana Sur (EXCLUSIVE)

Paris-based MPM Premium has picked up Iuli Gerbase’s “The Pink Cloud,” a banner title that’s part of a slate of first features from a new generation of young female Brazilian directors. The films are set to become one of the talking points of next week’s Ventana Sur. A sci-fi thriller from writer-director Iuii Gerbase shot in […]

8 de dezembro de 2020

Ventana Sur: 10 Takes on a Revolutionary 2020 Edition

Spearheaded by Cannes Film Market and Argentina’s INCAA agency, Ventana Sur, Latin America’s biggest movie market, will put through an out-of-the-box reset of market dynamics. Running Nov. 30 to Dec. 4, it will also register the energetic and exciting build up of women on the Latin American film scene, as directors, producers and market playmakers. Following […]

8 de dezembro de 2020

Interrupção Temporária Mostra Presencial – Cine Farol Santander

Comunicado Oficial Estimado público do Cine Farol Santander. Seguindo as determinações do decreto estadual de número 55.610, publicado na noite de segunda-feira, dia 30 de novembro, que veta o funcionamento das salas de cinema em municípios classificados com bandeira vermelha para transmissão do COVID-19, o Cine Farol Santander estará interrompendo temporariamente suas atividades presenciais a […]

6 de dezembro de 2020

Mostra Online Cine Farol Santander Dezembro

Ministério do Turismo, Santander, Farol Santander e Prana Filmes apresentam: MOSTRA ONLINE Takara – A noite em que nadei, de Damien Manivel & Kohei Igarashi2017, Drama, Japão, França. 79 minutos. Classificação Indicativa: Livre.Toda noite, um homem sai de casa para trabalhar no mercado de peixe da cidade. Na casa silenciosa, Takara, seu filho de seis anos, não […]

6 de dezembro de 2020

Programação Cine Farol Santander Online em Novembro

Ministério do Turismo, Santander, Farol Santander e Prana Filmes e apresentam: FILMES O Fim da Viagem, O Começo de Tudo, de Kiyoshi Kurosawa 2019, Drama, Japão, Uzbqequistão, Catar. 120 min. Classificação Indicativa: 12 anos.  A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa […]

4 de novembro de 2020

Oficina Cinema-Escola 2020

Considerando a presente pandemia do COVID-19 e respeitando as orientações das autoridades de saúde pelo isolamento social, a edição do ano de 2020 do projeto Cinema-Escola será realizada de forma totalmente online. Ocorrendo desde 2013, o Cinema-Escola é um projeto da Prana Filmes e Farol Santander que tem como objetivo trazer o cinema para mais […]

14 de outubro de 2020
Voltar